Imagem Digital

O segredo sobre social media.

Lê Frannco

O que é um Social Media?

O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Pode parecer simples, mas não é!

Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com usuários, existe um mundo de tarefas e responsabilidades que não podem ser vistas por quem está de fora. A maioria envolve análises estratégicas e muita (mas muita mesmo) pesquisa.

Por isso é tão importante entender a fundo o que faz o analista antes de se aventurar no mercado.

Frustrações podem ser comuns quando as expectativas não são devidamente alinhadas, já que muita gente acha que o trabalho de um social é relativamente simples e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma página no instagram ou facebook.

A principal responsabilidade de um Social Media é passar para o público nas redes sociais a essência de uma marca. Quem ela é? No que acredita? Como se posiciona? Qual é sua forma de ver o mundo?

Os conteúdos propriamente ditos, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira acerca da audiência.

Como é a rotina do profissional?

Conforme já adiantamos, a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia do profissional para te ajudar a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.

Social Media é o profissional responsável por garantir essa presença perante o público, estabelecendo um relacionamento com ele. Ele monitora e gera conteúdo para os canais de uma empresa. Precisa estar sempre antenado às novidades do mercado e das redes (não é só postar meme, viu!?), e cuidar do planejamento estratégico e análise de resultados.

Reprodução: Rock Content

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.